Pular para o conteúdo
Tenda do Senhor

Nossa Senhora da Luz, conhece?

Missão Tenda do Senhor2 min de leitura
CompartilharWhatsAppFacebook
Nossa Senhora da Luz, conhece?

O titulo de Nossa Senhora da Luz (das Candeias, Navegantes ou Candelária) se dá com a  apresentação do Menino Jesus no Templo e a purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, dia 2 de fevereiro) quando Simeão diz que Jesus será a luz que irá iluminar os pecadores.

Devoção a Nossa Senhora da Luz

A devoção a esse titulo de Nossa Senhora teve início em Portugal com Pero Martins. Em uma de suas viagens para a África, à procura de aventuras e riquezas, foi aprisionado por árabes que exigiram um alto valor como resgate.

Com isso, Pero se viu abandonado na prisão sofrendo humilhações e crueldades de todo tipo. No ano de 1463, ao se ver sem nenhuma esperança, Pero começou a implorar a ajuda de Nossa Senhora. Pedia que ela o libertasse daquela situação. Como resposta às orações, depois de 30 dias, Nossa Senhora apareceu a ele em seus sonhos, com uma auréola iluminada por uma luz extraordinária. A Virgem disse as seguintes palavras:

Filho, consola-te. Eu te livrarei do cativeiro. E quando estiveres livre, ainda que sejas pobre, não deixarás de fazer o que agora lhe digo. Irás a Carnide no termo de Lisboa e fazer-me-ás sobre a fonte do Machado uma ermida que terá a inscrição de: Santa Maria da Luz.

Neste lugar meu nome há de ser glorificado, honrado e aumentado com muitas maravilhas e milagres que nele serão feitos por minha intercessão a muitas pessoas devotas. Quando chegares a Carnide, acharás a minha luz e claridade os sinais que teus naturais vêem sobre a Fonte do Machado. Aí acharás uma bela imagem e nela mostrarei quem sou.

Nossa Senhora a Pero, 1463

Passado algum tempo, Pero Martins foi liberto pelos árabes e seguiu estritamente as ordens que Nossa Senhora da Luz lhe deu. Construiu, então, a capela dedicada a Nossa Senhora da Luz e encontrou a imagem mencionada pela Virgem em seus sonhos. A partir de então, a devoção começou a se espalhar grandemente e se firmou em terras portuguesas.

Como Pero Martins clamou pela Mãe da Luz na escuridão do cárcere, tenha sempre à mão para quem recorrer: baixe o aplicativo Ora et Labora e leve no bolso as orações marianas e o santo do dia.

Aprofunde sua fé

Acesse a Bíblia Católica, o Catecismo, documentos da Igreja, orações e muito mais na plataforma Ora et Labora. Ouça também nosso podcast.

Acessar
Missão Tenda do Senhor

Missão Tenda do Senhor

Comunidade católica de evangelização fundada em 11 de julho de 2000, dia de São Bento, sob a espiritualidade beneditina do ora et labora.

Sobre a Missão

Você pode gostar de